Pesquisar
Close this search box.

Jeans no trabalho: 7 dicas para usar e arrasar

Calça Jeans Feminina Modelo Doha

Ainda acha que não dá para usar calça jeans no trabalho? Aqui, vamos mostrar o quanto essa peça pode ser versátil para office look!

A calça jeans é a peça mais democrática do guarda-roupa feminino: ela é uma das únicas que pode ser estilizada para o dia ou para a noite, em ocasiões mais rotineiras ou mais formais. E é por isso que nós acreditamos que elas fazem tanto sucesso, inclusive no work look. Sim: você pode — e deve — usar o seu melhor jeans no trabalho!

Um dos maiores segredos na hora de criar produções com jeans para ir trabalhar é ter um cuidado especial com os detalhes. Cores, modelos, acessórios… tudo isso vai ser essencial para deixar o seu visual bem profissional, sem abrir mão do seu estilo próprio. Hoje em dia, os escritórios já estão bem mais abertos e os dress codes são menos limitantes, o que ajuda muito. Mas isso não significa que você não deve usar do bom senso.

Para ajudar você a entender que tipo de jeans combina com o trabalho e como usá-lo para montar um look de sucesso, separamos 7 dicas sobre a temática. Vem saber mais!

1. Troque a alfaiataria por calças jeans retas no trabalho

Calça jeans reta para o trabalho.
Aposte nos modelos retos para trabalhar.

Modelo: Doha

Em ambientes de trabalho mais formais, a alfaiataria é sempre uma pedida segura e sem erros. Mas, se você deseja variar o visual sem medo de errar, aposte em uma calça jeans reta. Modelos mais neutros, em lavagens escuras e sem rasgos ou recortes, podem trazer um ar profissional e sofisticado na medida certa para o seu visual.

Combine com botas de cano baixo, sandálias ou scarpins, camisas e blazers estruturados. Um cinto também pode ajudar a acinturar e definir a silhueta, deixando o look ainda mais feminino.

2. Modelos mais básicos são a pedida para não errar

Modelos de jeans básicos para o trabalho.
Modelos de jeans básicos para o trabalho.

Modelo: Cairo

Lembre-se do ditado: menos é mais! Ou seja: se você está com medo de cometer algum erro ou de não parecer tão profissional no seu look com jeans, escolha peças mais básicas, sem detalhes tão chamativos. Calças em tons neutros, como branco, bege ou preto, ou em lavagens escuras e sólidas, sem rasgos, são perfeitas para começar a combinar e ganhar segurança nas suas escolhas. 

Além das calças retas, as boot cut e mom jeans também podem ser ótimas para isso. Opte por um modelo clássico e combine com outras peças que você já está acostumada a usar para criar sua produção.

3. Use uma paleta de cores mais neutra

Paleta neutra e jeans.
Paleta neutra e jeans.

Modelo: Santiago

As cores são muito importantes quando estamos pensando em nossa produção. Diferentes tonalidades podem passar mensagens distintas — portanto, é bom prestar atenção na paleta! 

Tonalidades neutras são à prova de erros. Preto, cinza, branco, nudes e marrons normalmente dão um ar sóbrio e sofisticado ao visual, sendo perfeitas para os looks do dia a dia.

Cores mais escuras também vão bem! Vinho, bordô, verde militar, amarelo mostarda e azul marinho podem ajudar você a sair do básico sem errar. 

Cuidado com tons mais vibrantes. Se o seu trabalho for mais descontraído, você vai poder usá-las sem grandes problemas. Mas cores mais chamativas, como vermelho e pink, podem não ser escolhas tão boas para locais mais sérios e tradicionais.

4. Aposte em um skinny jeans mais formal para o trabalho

Skinny jeans para o work look.
Skinny jeans para o work look.

Modelo: Palmira

A calça skinny é um clássico moderno, e praticamente toda mulher brasileira tem pelo menos uma delas em seu guarda-roupas. E porque não usá-la para dar um toque moderno aos seus looks mais incríveis de trabalho?

Pode parecer que a skinny jeans feminina é muito descontraída para utilizar no escritório, mas o segredo está justamente na combinação com outras peças. Uma skinny jeans preta, por exemplo, pode ir muito bem com camisas e blazers oversized. É interessante usá-la com peças mais largas para criar um contraste, já que a skinny é mais sequinha e colada ao corpo. Isso também ajuda a deixar a peça menos “reveladora”, o que pode ser um problema em muitos ambientes de trabalho mais formais.

5. Flare jeans também é uma opção para o trabalho

Calça jeans flare em look de trabalho.
Calça jeans flare em look de trabalho.

Modelo: Madrid

O modelo flare voltou com tudo, e esse jeans pode ser uma companhia maravilhosa para o trabalho. Mais soltinha nas pernas, ela é o segredo para um look retrô e mais comfy. Assim, a ideia é seguir as mesmas dicas: escolha peças em lavagens escuras e sólidas para não errar, e tenha um cuidado especial ao combinar. Além disso, pode ficar bem com blusões e tricôs, blusas leves, camisas, sobretudos e casacos alongados. 

Dica especial: se você deseja alongar a silhueta, escolha modelos de flare que cubram os seus sapatos, ou use calçados na mesma tonalidade da calça escolhida. 

6. Vá além do blazer

Calça de sarja e blusão.
Calça de sarja e blusão.

Modelo: Porto Alegre

O blazer é uma peça-chave quando o assunto é office look, mas ele não é a única opção para uma produção profissional com jeans. Existem outras peças que podem ser tão interessantes quanto ele, como cardigans, camisas alongadas, blusas de lã e trench coats. 

Mas, se você preferir um bom blazer, saia do básico escolhendo peças com cortes diferentes. Blazers alongados, bem acinturados e com ombros estruturados dão um efeito lindo na produção. E, se você gosta de ousar, blazers masculinos também podem ser ótimos e dar aquele efeito oversized que está bem na moda. 

7. Peças estampadas fazem a diferença

Jeans estampado.
Jeans estampado.

Modelo: Santorini

Quer dar um toque a mais no look de trabalho com jeans? Combine sua calça com uma peça estampada. Motivos geométricos, como xadrez ou pied de poule, listras ou mesmo um floral podem fazer a diferença e criar um ponto de atenção no visual. Uma boa camisa, blusa, terceira peça ou mesmo uma calça jeans estampada pode deixar a produção mais charmosa e diferenciada. 

Tente escolher apenas uma peça com estampas para não sobrecarregar o visual. Embora o mix de estampas seja uma tendência bem atual, recomendamos deixá-lo para os momentos mais descontraídos!

Existem outras regras para usar jeans no trabalho?

Seguindo as dicas acima, fica fácil acertar na hora de usar seu jeans no trabalho. Lembre-se de sempre levar em conta o código de vestimentas da sua empresa para não ter problemas — e, se ele for mais livre, use a peça sem medo. 

No final, tudo vai depender muito do seu estilo, do tipo de ambiente no qual você trabalha e no quão formal ele é. Se você está começando em um ambiente novo, vale observar o look das colegas para entender o que pode e o que não pode. Depois disso, adapte o que você aprendeu a sua própria maneira de se vestir para manter a originalidade.

O maior segredo é se sentir confortável e feliz com o espelho! Afinal, estar bem vestida aumenta a autoconfiança, o que deixa você ainda mais segura na hora de fazer negócios.

Gostou das nossas dicas sobre como usar seu jeans feminino favorito na hora de montar o look de trabalho? Combinando da forma correta, acreditamos que diferentes modelos de calças podem ser a solução perfeita para a sua produção! E, se você está precisando de um jeans novinho para chamar de seu, dê uma olhada no catálogo da Santé Denim. Todos os nossos modelos, em diferentes cores, cortes e estilos, foram pensados especialmente para deixar o seu visual ainda mais especial.

Fique de olho aqui no nosso blog para estar sempre por dentro das últimas novidades da moda, além de sugestões sobre como usá-las a seu favor!

Compartilhe

Posts relacionados