Pesquisar
Close this search box.

Como lavar sua calça jeans?

Lavagem calça jeans

Sua calça jeans pode durar muito – desde que você cuide dela da maneira correta. Aqui, vamos dar as melhores dicas de como lavar seu jeans.

As calças jeans são uma peça-chave no guarda-roupa de muitas pessoas, mas às vezes pode ser um pouco difícil saber como lavá-las corretamente. Manusear as peças de forma inadequada na lavanderia pode acarretar manchas, desbotamento e outros probleminhas bem chatos, que acabam reduzindo a durabilidade das peças — mesmo que sejam de alta qualidade.

Dependendo do tipo de jeans que você tem em mãos, não basta simplesmente colocá-lo na máquina de lavar com qualquer tipo de produto e pronto! Você precisa ter uma dose extra de cuidado para se certificar de que ele continuará parecendo novinho em folha, lavada após lavada. E essa tarefa não é tão difícil quanto parece!

Para garantir que seu jeans feminino Santé dure por muitos anos, separamos algumas das principais dicas quando o assunto é lavar suas peças. Pegue o papel e a caneta e anote para não esquecer.

Quais produtos usar para lavar o jeans?

Quando vamos lavar as peças favoritas do nosso guarda-roupa, precisamos lembrar que cada tipo de tecido pede por produtos diferentes. Os mais delicados, por exemplo, devem sempre ser lavados apenas com sabão neutro — como os glicerinados ou de côco. 

Produtos para lavar calça jeans
Quais produtos usar para lavar o jeans?

Outra dica importante é evitar usar alvejante ou amaciante. Esses produtos podem danificar o tecido e tornar a calça menos resistente à lavagem. Se você precisar usar algum produto adicional, é melhor optar por um removedor de manchas específico para jeans. Também não recomendamos o uso de escovas ou outros agentes abrasivos, que podem danificar a malha e, com o tempo, levar ao aparecimento de rasgos e descoloração na peça.

O sabão em pó também pode não ser ideal, por ajudar a desbotar e deixar manchas esbranquiçadas no tecido!

Lembre-se: antes de lavar, procure ler a etiqueta e saber se a própria marca recomenda algum cuidado especial nesse quesito. Caso não existam indicações, use sabão neutro para não cometer erros.

Posso misturar meu jeans com outras peças?

Para as calças jeans com um índigo mais intenso, é importante saber que ela pode soltar tinta nas primeiras lavagens. Isso pode ser um pouco frustrante, mas não significa que sua calça vai desbotar com facilidade.

Lave a calça jeans do avesso
Posso misturar meu jeans com outras peças?

É importante ter o cuidado de tentar lavar apenas jeans com jeans. A mistura com peças brancas ou coloridas na máquina pode acabar resultando em manchas. Então, se desejar, misture apenas com peças de tonalidades similares. 

Certifique-se também de que as outras peças na sua máquina de lavar não soltem tinta, pois você pode acabar manchando jeans mais claros e sensíveis dessa maneira.

Na primeira lavagem, nossa recomendação é lavar a peça à mão e sozinha. Com o tempo, você pode começar a lavar seus jeans juntos — mas cuide para não exceder cinco peças por vez, já que o tecido é mais pesado e pode acabar atrapalhando o funcionamento da sua lavadora.

É melhor lavar jeans na máquina ou à mão?

A gente sabe que, com o dia a dia mais atribulado, muitas mulheres não têm nem a opção de lavar suas roupas à mão! E, embora essa seja a forma mais delicada de lavar e de se certificar de que o tecido não será danificado, não é errado lavar seu jeans nas máquinas de lavar. 

Mas você também precisa de um pouco de atenção:

  • Se sua calça estiver muito suja, encardida ou apresentar manchas, vale fazer uma lavagem prévia à mão ou deixar de molho em água fria e sabão por pelo menos uma hora antes de colocar na máquina;
  • Virar todas as calças do avesso pode proteger melhor a peça do atrito gerado pelo ciclo de lavagem, além de minimizar o risco de manchas;
  • Como já mencionamos, o ideal é usar um sabão bem neutro e pouco (ou nenhum) amaciante. Não use alvejantes ou produtos químicos pesados;
  • Escolha o ciclo para lavagem de jeans, ou o ciclo delicado, e aguarde.

Na máquina, prefira sempre lavar seu jeans com água fria. A água quente pode ajudar no processo de desbotamento da peça, além de prejudicar a fibra.

Como secar seu jeans da melhor forma

Finalmente, é importante secar sua calça jeans corretamente. A melhor opção é deixá-la secar ao ar livre, mas evite expô-la ao sol direto. O sol pode manchar o tecido, e essas manchas de sol são irreversíveis. 

Seque seus jeans na sombra
Como secar seu jeans da melhor forma

Caso você precise usar a secadora, opte por um ciclo de baixa temperatura. Isso ajuda a evitar que o tecido se enfraqueça ou encolha.

Dicas extra para um jeans bem lavado

  • A primeira coisa a se fazer é lavar a calça do avesso. Isso ajuda a evitar o contato direto entre a tinta e outras roupas, o que pode causar manchas. 
  • Além disso, é importante usar sabão neutro e água fria. Isso ajuda a evitar que a tinta seja removida de forma desnecessária.
  • Cuidado com a frequência de lavagem. O jeans normalmente é mais difícil de sujar — portanto, o ideal é usar entre três e cinco vezes antes de colocar a peça na pilha de roupas sujas. Quanto menos lavagens, mais ela será preservada.
  • Se você sujar sua calça em pontos específicos, pode usar um tecido molhado e um pouco de sabão neutro para limpar apenas o local afetado.
  • Confira sempre os bolsos! Além de poder perder papéis importantes (e até dinheiro) nas lavagens, é essencial ter o cuidado de retirar qualquer outro tipo de objeto que possa perfurar ou danificar seu jeans ao longo da lavagem.
  • Por fim, repetimos: nunca esqueça de olhar a etiqueta e seguir as instruções de lavagem dadas pelo fabricante da sua calça jeans. Ela pode contar com instruções específicas de conservação pensadas especialmente para o tecido, lavagem e modelo da peça.

Para finalizar:

Seguindo essas instruções, você pode evitar que seu jeans desbote e mantê-lo em ótimo estado por muito tempo. Lembre-se de lavá-lo do avesso, usar sabão neutro e água fria, evitar alvejante e amaciante, e secá-lo corretamente à sombra!

Gostou das nossas dicas sobre como lavar seu jeans? Esperamos que, com a ajuda delas, suas peças durem por muitos e muitos anos como se fossem novas! E, se você está precisando de um jeans diferente para chamar de seu, dê uma olhada no catálogo da Santé Denim. Todos os nossos modelos, em diferentes cores, cortes e estilos, foram pensados especialmente para deixar o seu visual ainda mais especial.

Fique de olho aqui no nosso blog para estar sempre por dentro das últimas novidades da moda, além de sugestões sobre como usá-las a seu favor.

Compartilhe

Posts relacionados